“...Senhor, para onde iremos? Só tu tens palavras de vida eterna”.

(João 6:68).

terça-feira, 29 de junho de 2010

A Igreja não vive de si mesma mas do Evangelho e dele tira sempre de novo a orientação para o seu caminho. Trata-se de uma observação que cada cristão deve acolher e aplicar a si mesmo:  só quem se coloca antes de tudo à escuta da Palavra pode depois tornar-se anunciador. De fato, ele não deve ensinar a sua própria sabedoria, mas a sabedoria de Deus, que muitas vezes, aos olhos do mundo, parece loucura. A Igreja e Palavra de Deus estão inseparavelmente ligadas entre si. A Igreja vive da Palavra de Deus e a Palavra de Deus ressoa na Igreja, no seu ensinamento e em toda a sua vida.
Papa Bento XVI

terça-feira, 22 de junho de 2010

A missa explicada - Parte 1

A Missa, ou Celebração Eucarística, é um ato solene com que os católicos celebram o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, recordando a Última Ceia.

A nossa refeição sempre reúne em torno da mesa pessoas que se querem bem - é um momento de partilha, de confraternização, de amizade.

Há dois mil anos também era assim. E foi uma ceia que Jesus escolheu para reunir Seus apóstolos durante a Páscoa do ano de Sua morte. Com certeza Jesus queria um ambiente de confraternização e cordialidade para esse encontro que, só Ele sabia, seria o último a reunir o grupo todo.

Normalmente, aquela ceia seguiria o ritual das ceias cultuais judaicas. No início o hospedeiro tomava um pedaço de pão, erguia um palmo acima da mesa e dizia uma breve oração antes de dividir o pão com todos. E na Páscoa, para assegurar as graças divinas, a ceia incluía o sacrifício de um cordeiro.

Mas, dessa vez, no início Jesus tomou o pão, partiu e, no lugar da oração convencional, disse “Tomai, comei. Isto é o Meu Corpo que será entregue por vós”.

Fonte: www.santamissa.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O que é rezar?


Quando somos nós mesmos diante de Deus, sem nenhuma máscara, e colocamos toda a nossa verdade diante d’Ele, esta é uma verdadeira oração. Independente de onde estamos, coloquemo-nos diante da presença do Senhor e ofereçamos toda a nossa vida e todos os nossos atos a Ele. Quanto mais autênticos somos, mas nos unimos a Deus e os limites e dificuldades que temos com os irmãos perderão a força, e o amor tomará o lugar da indiferença.
Devemos rezar sempre e seguir este salutar conselho que São Paulo nos dá: “Orai sem cessar” (1Ts 5,17).
Senhor, ensina-nos a rezar.
Jesus, eu confio em vós!

Luzia Santiago
Mensagem do Dia
http://www.cancaonova.com.br/

terça-feira, 15 de junho de 2010

Fotos da Missa do Sagrado Coração Dia 11/06/2010


Nossos Padroeiros

Procissão

1ª leitura

Salmo

Evangelho

Procissão das ofertas

Ofertorio



Comunhão

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Devoção ao Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria


A devoção ao Sagrado Coração de Jesus tem a sua origem nas aparições de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque, em Paray-le-Monial, em França. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Nosso Senhor apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque e, descobrindo seu Coração, disse-lhe: “Eis o coração que tanto tem amado aos homens e em recompensa não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que tem por Mim neste Sacramento de Amor”. De acordo com os desejos de Nosso Senhor, manifestados a Santa Margarida Maria Alacoque, deve ser dia de reparação, pela ingratidão, frieza, desprezo e sacrilégios que muitas vezes sofreu na Eucaristia, por parte de maus cristãos, e às vezes até por parte de pessoas que se presumem piedosas. Em todas as igrejas se fazem neste dia, solenes atos coletivos de reparação. Para estimular os cristãos e retribuir com amor tantas e tão grandes provas de amor do divino Coração de Jesus, dedicou à sua veneração, não só a primeira sexta-feira de cada mês, mas também um mês inteiro, o mês de junho. Na Sagrada Escritura e na fala em geral, “coração” significa o centro individual do ser humano e é símbolo do seu amor. Quando falamos do Coração de Jesus e de Maria, estamos pensando em Jesus e Maria sob o ponto de vista da riqueza de sua vida interior, especialmente do seu amor para com o Pai celestial e para conosco, seres humanos. A imagem dos dois Corações fala-nos do seu infinito amor para com a humanidade pecadora e se manifesta continuamente desde o nascimento de Jesus na gruta de Belém até sua morte na cruz.O amor de Jesus e de Maria é tão prodigioso especialmente pelo fato de ser crucificado.
Jesus e Maria querem, com a demonstração do seu amor, nos levar para um amor desinteressado para com Deus e o próximo, que é a essência da santidade, para a qual todos nós somos chamados. E, por nos amarem, querem salvar a humanidade que se perdeu. É preciso, pois, que acreditemos em seu amor, confiemos neles e a ele nos entreguemos totalmente. Eles renovarão os nossos corações para começarmos a refletir, falar, trabalhar e amar como Jesus e Maria. Jesus assegurou à Santa Margarida de Alacoque que os cristãos venerando o Coração de Jesus e a ele se consagrando, tornar-se-ão fervorosos, e os já fervorosos alcançarão depressa a perfeição em alto grau.
O Coração de Maria foi o primeiro a venerar o Coração de Jesus e compreendeu de maneira mais penetrante a profundeza do seu amor. Ela, como educadora, plasmou o Coração de seu Filho. Quando o Coração de Jesus, na cruz, foi traspassado com a lança do soldado, foi traspassado também o Coração de Maria pela espada das dores. No Coração de Jesus se reflete o Coração de sua Mãe. A Devocao ao Coração de Maria se desenvolveu, na Igreja, paralelamente com a devoção ao Coração de Jesus. A comemoração do Imaculado Coração de Maria celebra-se imediatamente após a festa do Sagrado Coração de Jesus, o que demonstra a estreita afinidade entre ambos os Corações

Valerá aqui a regra de S. Luis Maria Grignon de Montfort: “Através de Maria a Jesus!”

terça-feira, 8 de junho de 2010

Festa do Sagrado e Imaculado Coração

Começa hoje e vai até domingo a Festa do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria, padroeiros de nossa comunidade. As comemorações incluem missas e festa.

Programação:
Dia 08/06 - Missa celebrada por Padre Adilson às 19:00h com benção aos enfermos  
      09/06 - Missa celebrada por Padre Balbino às 19:00h com benção as famílias       
      10/06 - Missa celebrada por Padre Jorge     às 19:00h com benção aos jovens      


Dia 11/06 - DIA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
                   Procissão seguida de Missa celebrada por Padre Silvio às 19:00h


Dia 12/06 - DIA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
                   Missa celebrada por Padre Jorge às 9:00h


Dia 13/06 - Missa celebrada por Padre Silvio às 10:00h


Será uma semana de muita benção. Venha e traga a sua família!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Triduo da Festa do Sagrado Coração de Jesus

Programação do Tríduo:


Dia 08/06/2010 - Missa às 19:00h com a benção para os enfermos
Dia 09/06/2010 - Missa às 19:00h com a benção para as famílias
Dia 10/06/2010 - Missa às 19:00h com a benção para os jovens

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Corpus Christi

Corpus Christi vem do latim que significa Corpo de Cristo, neste dia nossa Igreja celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. São confeccionados os tapetes de sal por onde a procissão passará e é dia de Missa de preceito, isto é, de comparecimento obrigatório. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira (uma alusão a quinta-feira santa data em que Jesus instituiu a Eucaristia) seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes.

A programação em nossa Comunidade acontecerá na Paróquia começando com missa às 15:00h em seguida a procissão irá até a Paróquia de São Benedito.

"Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue verdadeira bebida"